CALENDÁRIO JUNHO 2023

 


CALENDÁRIO JUNHO 2023

ARTESANATO JUNHO LEMBRANÇA 2023

SANTA RITA DE CÁSSIA

Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti (Roccaporena1381 – Cássia22 de maio de 1457), foi uma freira agostiniana da diocese de EspoletoItália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica.

Foi uma pessoa de muita fé e que salvou da peste o cunhado apenas pela oração. Seu marido foi assassinado e seus filhos desejaram vingar-se de sua morte, mas Rita disse que preferiria ver morrer seus filhos a ver "o derramar de mais sangue".

ARTESANATO DIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA LEMBRANÇA 2023

Pentecostes

Pentecostes ("quinquagésimo" em grego) é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias . Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Festa do Divino (São Desidério)

A Festa do Divino é uma manifestação cultural e religiosa católica, tradicional na cidade de São Desidério, no estado brasileiro da Bahia. Ocorre anualmente no dia 20 de setembro, em homenagem ao Divino Espírito Santo.

ARTESANATO FESTA DO DIVINO 2023 LEBRANÇA

Corpus Christi

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi ou Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma Festa de Guarda, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do respectivo país.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim,[1][2][3][4] é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de fevereiro.

Festa junina no Brasil

Festas juninas no Brasil, também conhecidas como festas de São João por celebrarem a natividade de São João Batista (24 de junho), são as comemorações anuais brasileiras adaptado do solstício de verão europeu que ocorre no meio do inverno do hemisfério sul. Estas festividades, introduzidas pelos portugueses durante o período colonial (1500-1822), são celebradas durante o mês de junho em todo o país. A festa é celebrada principalmente nas vésperas das solenidades católicas de Santo AntônioSão João Batista e São Pedro.

Santo António de Lisboa

Santo António (português europeu) ou Antônio (português brasileiro) de Lisboa ou de Pádua,[OFM (Lisboa15 de agosto de 1195? — Pádua13 de junho de 1231), de sobrenome incerto[nota 1] mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

João Batista

São João Batista (século I a.C., c. 28–30) foi um pregador itinerante cujo aparecimento se deu na Judeia, provável lugar de nascimento, e na Galileia (c. 28 d.C.), na época de Herodes; João teve muitos seguidores e pregava aos judeus, dizendo que deveriam exercer a virtude e a retidão. Usava o batismo como símbolo de purificação da alma no seu movimento messiânico.[1] A sua historicidade é controversa, sendo referido pelo escritor e historiador Flávio Josefo na sua obra Antiguidades judaicas

Pedro

São Pedro ou São Pedro Apóstolo, em hebraico:כיפא, em grego koiné: Πέτρος, Petros, "Rocha", segundo a interpretação católica e ortodoxafragmento (de pedra) para alguns protestantes,[nota 1] em copta: Ⲡⲉⲧⲣⲟⲥ, Petros, em latim: Petrus (Betsaida,[2] século I a.C., — Romac. 67 d.C.)[nota 2][3] foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos.

Comentários